Informativo ProMutuca - NOV/DEZ 2013
A necessidade premente de se criarem corredores ecológicos para garantir a conexão entre espécies da flora e da fauna, assegurando a sua perpetuação, foi quase uma unanimidade entre os participantes do “Seminário Corredores Ecológicos: Diretrizes, Estratégias e Metas para a Implantação”. Promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e o Subcomitê Águas da Moeda, o evento foi realizado no dia 10 de setembro, na Faculdade Milton Campos.
O presidente da Promutuca, Flávio Krollmann, ressaltou a importância de se criar o corredor ecológico unindo as bacias dos Rios Paraopeba e Velhas, trazendo grandes benefícios para o ecossistema da região. Julio Grillo, também da Promutuca, reforçou a importância desse corredor e fez um agradecimento ao deputado Fred Costa (PEN) e à vereadora de Nova Lima, Ângela Lima (PMDB), que apoiam a criação desse corredor ecológico.
Um mapa, no qual estão marcados locais onde o Instituto Estadual de Florestas (IEF) propõe a criação de corredores ecológicos em Minas Gerais, foi apresentado pela representante do órgão, Neluce Soares. Para a advogada e professora de Direito da Faculdade Milton Campos, Fernanda Mendes, é preciso agir estrategicamente e fazer um bom planejamento ambiental para se conseguir a criação de corredores ecológicos. BOX
Executivo e Legislativo de NL apoiam a ideia
Em Nova Lima, tanto o Poder Executivo, por meio do prefeito, Cássio Magnani; e o secretário de Meio Ambiente, Roberto Messias; quanto o Poder Legislativo, por intermédio da vereadora Ângela Lima (PMDB), já demonstraram, em edições anteriores deste Informativo, serem favoráveis à criação de corredores ecológicos na região. Ângela Lima foi mais longe e, no dia 24 de setembro último, entrou com requerimento na reunião dos vereadores de Nova Lima, solicitando que seja enviado ao Poder Executivo municipal projeto de lei complementar, regulamentando a criação de dois corredores ecológicos: o que une as bacias dos Rios Paraopeba e Velhas, como propõe a Promutuca; e outro, na Serra do Curral.
De acordo com o artigo 50, do Plano Diretor de Nova Lima (Lei 2007/2007), “o Poder Executivo, com base em estudos técnicos e demarcatórios, criará através de Lei complementar, Corredores Municipais de Biodiversidade e Proteção Ambiental”. Isso significa que é prerrogativa do Executivo a criação de corredores ecológicos.
|