logo

Institucional

Nosso Canal do YouTube!Nossas fotos no Flickr

APOIADORES  DO SOS NL - 47 ORGANIZAÇÕES

Associações de bairros e condomínios

  1. ALPHAVILLE  - LAGOA DOS INGLESES
  2. ARVOREDO
  3. BELA VISTA
  4. BOSQUE DO JAMBREIRO
  5. BOSQUE DA RIBEIRA
  6. CABECEIRAS
  7. CHÁCARA DOS CRISTAIS
  8. CHÁCARA BOM RETIRO
  9. IPÊ
  10. IPÊ DA SERRA
  11. JARDIM DAS AMÉRICAS – BNH
  12. JARDINS DE PETRÓPOLIS
  13. JARDIM SERRANO
  14. JOSÉ DE ALMEIDA
  15. LE COTTAGE
  16. MORRO DO CHAPÉU
  17. OURO VELHO
  18. PASÁRGADA
  19. QUINTAS DO SOL
  20. RESIDENCIAL SUL
  21. RETIRO - OLARIA
  22. VALE DAS ARARAS
  23. VALE DOS CRISTAIS - NASCENTES
  24. VALE DO SERENO
  25. VALE DO SOL
  26. VEREDAS DAS GERAIS
  27. VILLAGE TERRASSE
  28. VILLE DE MONTAIGNE

Entidades e Ongs

  1. ACH
  2. AMAVISE - Ass. dos Moradores e Amigos dos bairros Vila da Serra, Vale do Sereno e Adjacências
  3. AMDA
  4. AMA/NL
  5. ARCA AMA SERRA
  6. ASCAP
  7. CASA CIDADANIA & DIVERSIDADE
  8. CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO/NL
  9. ECOJAMBREIRO
  10. FRENTE DO VETOR SUL
  11. IAB/MG
  12. MNLM
  13. OAB NL (CMA/NL)
  14. POLEN - COLÉGIO RUDOLF STEINER - MG
  15. PRANA/NL
  16. PRIMO - PRIMATAS DA MONTANHA
  17. PROMUTUCA
  18. SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE NOVA LIMA
  19. SUBCOMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA (Cardoso Cristais - Macacos- Rio do Peixe)

facebook


Vistas do Vale

Acompanhe o andamento da  ação civil pública pelo TJMG

Eventos Realizados

PARTICIPAÇÃO - CAMINHADA SERRA DO CURRAL - 10/06/2018

DIA DO MEIO AMBIENTE - 05/06/2016

CAMINHADA E ABRAÇO NO VALE DO MUTUCA - 18/05/2014

3 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS- 08/12/2013

SEMINÁRIO - MILTON CAMPOS - 10/09/2013

Audiência Vale dos Cristais - 04/10/2012

DEBATE ELEIÇÃO/NOVA LIMA - 19/09/2012

CARREATA - 05/11/2011

SEMINÁRIO - 30/04/2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA  "VISTAS DO VALE" -  22/02/2011

PASSEATA - 08/12/2010
Audiência Pública - Licenciamento Ambiental CSUL
Ter, 19 de Abril de 2016 14:50

Nova Lima, 13 de abril de 2016.

Cara Sra. Claudia Pires,

A CSul Desenvolvimento Urbano, empresa responsável pela implantação de um projeto de desenvolvimento urbano na região da Lagoa dos Ingleses, o convida para a Audiência Pública de seu Masterplan, referente ao licenciamento ambiental estadual em fase de licença prévia, que acontecerá no dia 04/05, às 19h30 no Teatro Municipal de Nova Lima.

Inspirado no conceito de Centralidade Urbana e em consonância com o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado e Macrozoneamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a CSul promoverá o desenvolvimento urbano, econômico, ambiental, social e cultural, a fim de garantir alternativas de moradia, trabalho e lazer de qualidade na região. O projeto Centralidade Sul, conta ainda com o apoio do Governo de Minas através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, oficializada com a assinatura de um Protocolo de Intenções em 18/08/2015.

Trata-se de um projeto planejado verdadeiramente para as pessoas, cuja implantação ocorrerá no curto, médio e longo prazo, com uma estrutura urbana integrada, que contempla a multiplicidade de usos, a heterogeneidade social e a ampla sustentabilidade aplicada desde os estudos iniciais. O planejamento da CSul teve início com a macro avaliação ambiental dos terrenos, o que proporcionou uma ocupação urbana totalmente integrada às áreas verdes, inclusive contemplando a proposição de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN com mais de 3 milhões de m² na Serra da Moeda. A interação com as áreas verdes fará parte da vida cotidiana das pessoas, através da conservação dos espaços de conectividade ecológica entre as áreas de preservação, de vegetação expressiva e as áreas urbanizadas, estimulando o turismo, as atividades de lazer, a pesquisa científica e a valorização da biodiversidade.

O empreendimento tem altos índices de permeabilidade, pois conservará 64% de toda sua área em terreno natural, o que contribuirá para maior infiltração da água da chuva, manutenção do microclima local, conservação da fauna e flora, além de maior qualidade de vida. Esses percentuais de permeabilidade e áreas verdes colocará a região do projeto entre os índices mais altos do país, pois alcançará taxas de 92 a 129m² de área verde por habitante.

Outro ponto que merece destaque é a preocupação com os recursos hídricos que viabilizou um acordo inédito com a SUPRAM jamais firmado em projetos de parcelamento do solo. Esse acordo contemplará a execução de um projeto de pesquisa e monitoramento dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, cujo objetivo é trazer segurança ao órgão ambiental e toda sociedade sobre a oferta hídrica da região que atenderá às demandas do empreendimento.

A CSul atua com transparência e, desde a formalização do processo de licenciamento ambiental de seu empreendimento, já realizou aproximadamente 40 apresentações oficiais para as prefeituras de Nova Lima e Itabirito, Ministério Público, ONGS, secretarias de estado, equipes técnicas da prefeitura e da SUPRAM, Associações de Classe, Conselhos Municipais e Estaduais, Moradores do entorno, dentre outros.

Assim sendo, vimos respeitosamente, pedir o apoio institucional ao projeto na data da audiência pública, ressaltando a importância do desenvolvimento planejado e organizado para a nossa região.

 

Waldir Salvador
Diretor Superintendente
CSul Desenvolvimento Urbano