logo

Institucional

Nosso Canal do YouTube!Nossas fotos no Flickr

47 ORGANIZAÇÕES INTEGRANTES DO SOS NL

Associações de bairros e condomínios

  1. ALPHAVILLE  - LAGOA DOS INGLESES
  2. ARVOREDO
  3. BELA VISTA
  4. BOSQUE DO JAMBREIRO
  5. BOSQUE DA RIBEIRA
  6. CABECEIRAS
  7. CHÁCARA DOS CRISTAIS
  8. CHÁCARA BOM RETIRO
  9. IPÊ
  10. IPÊ DA SERRA
  11. JARDIM DAS AMÉRICAS – BNH
  12. JARDINS DE PETRÓPOLIS
  13. JARDIM SERRANO
  14. JOSÉ DE ALMEIDA
  15. LE COTTAGE
  16. MORRO DO CHAPÉU
  17. OURO VELHO
  18. PASÁRGADA
  19. QUINTAS DO SOL
  20. RESIDENCIAL SUL
  21. RETIRO - OLARIA
  22. VALE DAS ARARAS
  23. VALE DOS CRISTAIS - NASCENTES
  24. VALE DO SERENO
  25. VALE DO SOL
  26. VEREDAS DAS GERAIS
  27. VILLAGE TERRASSE
  28. VILLE DE MONTAIGNE

Entidades e Ongs

  1. ACH
  2. AMAVISE - Ass. dos Moradores e Amigos dos bairros Vila da Serra, Vale do Sereno e Adjacências
  3. AMDA
  4. AMA/NL
  5. ARCA AMA SERRA
  6. ASCAP
  7. CASA CIDADANIA & DIVERSIDADE
  8. CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO/NL
  9. ECOJAMBREIRO
  10. FRENTE DO VETOR SUL
  11. IAB/MG
  12. MNLM
  13. OAB NL (CMA/NL)
  14. POLEN - COLÉGIO RUDOLF STEINER - MG
  15. PRANA/NL
  16. PRIMO - PRIMATAS DA MONTANHA
  17. PROMUTUCA
  18. SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE NOVA LIMA
  19. SUBCOMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA (Cardoso Cristais - Macacos- Rio do Peixe)

facebook


Vistas do Vale

Acompanhe o andamento da  ação civil pública pelo TJMG

Apoio e Patrocínio

 

 

 

 

 

 

 

LOGOS

 

dojoen_logo

 

 

 

orion

 

 

 

 

verdemar_logo

 

GRÁFICA ONÉSIMO    

 

CLIPPS PAPELARIA

 

LOOK FESTAS

       

NORMA’S RESTAURANTE  

 

PIC LANCHES

Eventos Realizados

DIA DO MEIO AMBIENTE - 05/06/2016

CAMINHADA E ABRAÇO NO VALE DO MUTUCA - 18/05/2014

3 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS- 08/12/2013

SEMINÁRIO - MILTON CAMPOS - 10/09/2013

Audiência Vale dos Cristais - 04/10/2012

DEBATE ELEIÇÃO/NOVA LIMA - 19/09/2012

CARREATA - 05/11/2011

SEMINÁRIO - 30/04/2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA  "VISTAS DO VALE" -  22/02/2011

PASSEATA - 08/12/2010
Depoimentos
Ter, 03 de Maio de 2011 18:34

Lilla Ayres Viana

Nada indicava tamanho sucesso. O grupo de pessoas que foi se formando em torno das idéias iniciais  não tinha muito em comum. Muitos de nós não conhecíamos a todos. Na verdade, a rede de apoiadores do Movimento SOS Nova  Lima, por ser tão ampla, é formada por comunidades distintas, a maio ria delas  com objetivos e metas próprios, diversos sistemas de valores e diferentes graus de engajamento político, social e cultural. E mais,  trabalhando todo o percurso completamente sem recursos financeiros, com esperança que conseguiríamos sensibilizar algum patrocinador, e nós mesmos arcando com várias despesas. E o prazo? Mínimo, só a coragem de tentar reverter a deterioração do município nos mantinha em movimento.  Tínhamos em comum o amor por Nova Lima e o sonho, o desejo de participar de seu destino.

A grande vitória é ter realizado um seminário de alto nível, com grandes especialistas de nível nacional,  e personalidades de renome do mundo acadêmico, abordando temas que abrangeram desde o meio ambiente  de Nova Lima, passando por políticas habitacionais, crescimento demográfico e a Lei de Uso e Ocupação do Solo. Se os  assuntos abordados eram para  especialistas a platéia também não ficou atrás, foi todo o tempo atenta, participante,  maravilhosa, intensa...apesar de algum fogo amigo. Não faltou nada.


Judite Velasquez

Caros Amigos do Movimento SOS Nova Lima,

Me senti mais cidadã ao participar deste seminário!  Alto nível, conscientização que o “ modus faciendi” da coisa pública está mudando, as dores e incômodos da mudança, a força da coletividade, o engajamento, uma missão concreta em prol da vida local e planetária.

Agora é partir para um Plano de Trabalho consistente, técnico, socioeconômico e ambientalmente sustentável.

Criar um Grupo de Trabalho com diferentes competências e parcerias ( poderia ser a FDC que tem um núcleo de pesquisas sobre sustentabilidade ou a FJP que trabalha com projetos e políticas públicas, a Faculdade Milton Campos para o jurídico,o MP para garantir a ação, etc.).

Estamos inovando muito em termos de gestão pública - um Plano Diretor sem a participação do executivo!!! E vamos precisar de suporte técnico e jurídico.

A minha proposta é mobilizar toda a comunidade de Nova Lima, através de oficinas e reuniões com os bairros, condomínios e comunidades para  identificar, reconhecer, discutir e propor ações para o desenvolvimento sustentável da região e entorno, para o período 2011 a 2030.


Alguns Temas:

1 . Plano Diretor de Nova Lima em consonância com Plano Metropolitano da RMBH, criando otimização técnica e garantia de qualidade de vida para o hoje, e, o amanhã ( 2011 a 2030),  através da  compatibilidade do crescimento econômico com a equidade social e sustentabilidade ambiental.

2. Serviços de água potável e esgoto compatíveis com a demanda até 2030.

3. Destinação de resíduos sólidos perante a nova legislação federal. Usina-escola de reciclagem.

4. Preservação dos córregos, rios, nascentes e lagoas urbanas, entre elas as Lagoas dos Ingleses, Codornas, Miguelão e Água Limpa pertencentes às  bacias do Alto Velhas.

5. Caracterização do solo regional antes do zoneamento: origem, morfologia, classificação, erosão antropogenética, localização dos lençóis aquíferos, águas e solos subterrâneos.

6. Caracterização da atual poluição urbana e industrial das águas, do solo, aérea, sonora e difusa e projeções para 2030.

7. Malha viária - logística de deslocamento para carros, ônibus, e caminhões de grande tonelagem.Ciclovias, metrô subterrâneo nas rodovias federais ou túneis para transporte automotivo. Reativação ou ativação de malha ferroviária entre municípios. Transporte coletivo de qualidade.

8. Preservação da biodiversidade, reservas hídricas e solos, de alta vulnerabilidade. Estamos numa área de preservação ambiental, APASUL, com diversas Unidades de Conservação,  que possuem legislação ambiental, própria, nos níveis federal, estadual e municipal.

9. Impactos na área  de amortecimento do Parque-Rola Moça, Estação de Fechos,etc.

10. Inviabilização dos vitais corredores ecológicos para a fauna e a flora da APASUL.

11.Cinturão verde para pomares e hortas atendendo a demanda da comunidade local e entorno. Espaços para aquacultura.

12. Equipamentos sociais efetivos: corpo de bombeiros, assistência social, defesa social, controle de zoonoses, canil público, creches, escolas,faculdades, hospitais, praças, parques, playgrounds, espaços culturais,  turismo ecológico e cultural para crianças, jovens, adultos, terceira idade,  em quantidade e qualidade dimensionada para 2030.

13. Áreas comercias, empresariais e industriais em sintonia com as áreas residenciais e verdes. Inovação e tecnologia em processos não-poluentes. Estímulo a parques industriais “ecológicos”.

Esperançosa que nossas idéias sejam apreciadas pelo grupo, me coloco à disposição para participar efetivamente, presencialmente ou on-line.

Um grande e fraternal abraço.

 

Marcelo Barbosa

À equipe organizadora do Seminário Nova Lima Pensa Seu Futuro

Caríssimos,

Como filho de Nova Lima, através deste depoimento, humildemente, exteriorizo minha gratidão e estendo congratulações a vocês que propiciaram a toda população Nova-Limense essa oportunidade única através da realização do supracitado evento. Foi um momento singular no qual foram apresentados estudos, análises, pesquisas, opiniões e, principalmente, realidades insofismáveis que interagem com a vida de todos que aqui vivem bem como das futuras gerações que nesse lugar viverão.

Estou convicto de que nem mesmo durante a elaboração do "Plano Diretor" tivemos momentos tão fecundos, pois não houve mobilização dos cidadãos para participarem.

Vocês brilharam e, na condição de educador, sinto-me honrado em tê-los como catalisadores da necessária transformação da forma de pensar da nossa gente.

Quanto ao episódio protagonizado pelo, ainda, ocupante do Paço Municipal não se preocupem, pois em nada maculou o Seminário. Tomei o cuidado de pesquisar junto aos estudantes presentes e estes ficaram indignados com a postura prepotente da "Autoridade Constituída".

Na minha avaliação foi uma atitude esdrúxula, ridícula e desesperada diante de fatos irrefutáveis, visto que, na verdade, tal figura em momento algum foi nominada ou citada.

O que ocorreu foi que o mesmo, juntamente, com a sua turba tentou sem êxito usurpar a ocasião para transformar-se em um "Messias" e, consequentemente, justificar tamanha mediocridade. Para tal utilizou sua conhecida arrogância agredindo ilustres convidados como, no caso, o Moderador José Cláudio Junqueira, utilizando o recurso da chantagem quando ameaçou retirar-se do local. Tudo isso é lamentável. O que ficou patente é que, infelizmente, o Senhor Prefeito não conhece e não cumpre, portanto, a liturgia do cargo do qual está investido.

Não há de ser nada, outros SEMINÁRIOS virão. Vocês deram uma senhora aula de democracia.

Parabéns, vocês são pessoas especiais. Obrigado por residirem e atuarem em Nova Lima.

 

Antônio Grillo

 

Caros amigos
Gostaria de parabenizar a todos que se empenharam na realização desse seminário.
Ficou muito bom e foi muito importante para Nova Lima.
Lamento de verdade não ter podido me dedicar mais para colaborar com vocês.
Parabéns e obrigado a todos.

 

Deputado Antônio Júlio

Prezados Senhores:

Congratulações pela organização do Seminário Nova Lima Pensa Seu Futuro, convicto de que foi uma iniciativa exitosa.